Noticia Online

Campanha Outubro Rosa.

É OUTUBRO ROSA NO MUNDO INTEIRO
O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997 nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença. 

O LAÇO ROSA 
O laço cor de rosa é um símbolo mundial de solidariedade, comprometimento e mobilização em torno da luta contra o câncer de mama para lembrar as mulheres que a prevenção é um cuidado que não para.

O QUE É CÂNCER DE MAMA?
É o crescimento desordenado (maligno) de células da mama que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase).
O câncer de mama é o mais frequente e uma das principais causas de morte em mulheres.

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE
É possível diminuir o risco de a mulher apresentar o câncer de mama durante a sua vida por meio da adoção de hábitos saudáveis de vida, como:

  • Alimentação saudável
  • Atividade física
  • Controle de peso corporal
  • Não consumir bebida alcoólica e cigarro

Quanto mais cedo for diagnosticado qualquer alteração nas mamas maior a possibilidade de cura. O exame clinico das mamas deve ser realizado anualmente por profissional da saúde. 

O QUE É MAMOGRAFIA?
A mamografia é um exame de raios-X da área das mamas realizadas num aparelho apropriado chamado mamógrafo. O exame permite descobri tumores bem pequenos ou sinais radiográficos como a microcalcificação que identifica lesões precoces. 

O AUTOEXAME PODE DIAGNOSTICAR O CÂNCER DE MAMA PRECOCEMENTE?
Esse exame é importante, mas, muitas vezes, tumores em fase inicial não são palpáveis e é exatamente nessa fase que há grande chance de cura. É importante que a mulher conheça seu corpo e identifique sinais de mudanças nas mamas, mas também é essencial fazer a mamografia regularmente.

QUEM DEVE FAZER MAMOGRAFIA?
As evidencias mostram que o melhor benefício da mamografia de rastreamento é para mulheres com idade entre 50 e 69 abis, com intervalo máximo de dois anos entre os exames. Tem como objetivo o monitoramento das mulheres saudáveis, com a realização de exames regulares a fim de diagnosticar precocemente possíveis casos da doença e diminuir a taxa de mortalidade na faixa etária de maior risco e incidência.
Já as mulheres consideradas de risco, conforme história familiar, devem começar a fazer o exame a partir dos 35 anos, seguindo a orientação do médico. Portanto, a avaliação clínica, realizada pelo profissional de saúde, é muito mais importante para decidir o início e o intervalo da realização dos exames de mamografia. 

A COMPRESSÃO DA MAMA DURANTE O EXAME É REALMETE NECESSÁRIA?
Sim, a compressão da mama é muito importante para fornecer ao médico uma imagem com qualidade adequada, A compressão deve trazer um ligeiro desconforto durante o exame, mas deve ser encarada pela mulher como um benefício para o diagnóstico. 

PRINCIPAIS SINTOMAS
O câncer de mama não dói. Se você perceber algum destes sintomas procure seu médico.

  • Aparecimento de um nódulo na mama ou axila
  • Alteração na forma ou tamanho da mama
  • Alteração no aspecto da pele da mama ou do mamilo
  • Saída de secreção pelo mamilo 

FATORES DE RISCO
Fique atenta aos principais fatores de risco do Câncer de Mama:

  • Ter mais de 50 anos
  • Maternidade tardia
  • Tratamento com hormônios femininos
  • Histórico familiar
  • Uso de álcool e fumo

Fotos