Há quase 60 anos em atividade, Dr. Gil é exemplo para a classe médica

18/10/2021 Norospar

DIA DO MÉDICO

O Dia do Médico, comemorado nesta segunda-feira – 18 de outubro – foi cheio de homenagens ao médico anestesista Dr. José Alcindo Gil, pioneiro de Umuarama e um dos fundadores do Hospital Norospar, antigo Hospital São Paulo. O profissional está em atividade há mais de 58 anos e é um exemplo para a classe médica.

Em meio às homenagens e comemorações, o Dr. Gil – como é carinhosamente conhecido por colegas e pacientes, parou para agradecer e deu algumas dicas sobre o segredo para ser um bom médico.

“O segredo? Acredito que seja estar sempre em evolução, sempre estudando e sempre aprendendo. A formação de um médico nunca está concluída. E esse é o caminho que seguimos e que desejamos que as próximas gerações de médicos continuem seguindo”, disse no intervalo de uma, entre as diversas cirurgias de que participou nesta manhã.  

“Realmente, o Dr. Gil é um exemplo para a classe médica e para todas as pessoas. É uma honra trabalhar ao seu lado, um aprendizado diário, no qual compartilha conosco lições profissionais e também humanas. Antes de ser um grande médico, ele é um grande homem”, disse o presidente da Associação Beneficente Noroeste do Paraná – NOROSPAR, Dr. Jorge Antônio Cardoso.

Pioneirismo, inovação e empreendedorismo são marcas da carreira profissional do Dr. Gil. Ele foi o idealizador do primeiro hospital construído para a finalidade em Umuarama e região, a antiga Casa de Saúde São Paulo, inaugurada em 1970. E um dos primeiros médicos, com especialização em anestesiologia a se fixar na cidade, de onde nunca mais foi embora.

“Os hospitais existentes estavam instalados em estruturas improvisadas, de madeira, onde antes funcionavam pousadas ou casas comerciais. Depois de algum tempo trabalhando na região, em parceria com um grupo de amigos também médicos, iniciamos a construção da Casa de Saúde São Paulo, seguindo os padrões mais modernos da época”, conta.

“Quando pensei em um lugar para construir minha vida, Umuarama foi o meu destino”, disse o pioneiro, que ama o que faz e o lugar que escolheu para viver. “Mais que minha profissão, a medicina é a minha vocação e seguirei nela enquanto Deus permitir”, disse. 

© 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por