Palestra no Norospar destaca: dia de se cuidar é todo dia!

23/10/2021 Norospar

OUTUBRO ROSA

 

“Todo dia é dia de se cuidar”. Esse foi o tema da palestra ministrada pela médica ginecologista, Dra. Ceres Giacometti (CRM-PR 31.456), que reuniu funcionários do Hospital e Maternidade Norospar, nesta quinta-feira (21), dando continuidade às ações da Campanha Outubro Rosa.

 

Participaram profissionais de diversos setores do hospital, entre eles, enfermeiros e técnicos em enfermagem, sendo a maioria mulheres. 

Dra. Ceres abordou o câncer de mama e de colo do útero, dentro do mote da Campanha Outubro Rosa, mas estendeu as orientações de cuidados necessários na prevenção de outras doenças que afetam, principalmente, o público feminino.

 

Além de noções de autocuidado, a médica deu uma série de dicas de como orientar aos pacientes na identificação de sintomas das doenças.

De forma clara e objetiva, a especialista pontuou questões com as quais os profissionais, de fato, se deparam na rotina hospitalar, que vão contribuir tanto na identificação de sintomas de câncer de mama e de útero, que são fundamentais, como de outros tipos de cânceres, bem como de doenças sexualmente transmissíveis, que afetam a população como um todo.

 

Rastreamento de câncer de mama

Durante a palestra, a médica ressaltou a importância dos exames preventivos e da necessidade de as mulheres se informarem quanto às recomendações do Ministério da Saúde, que alterou o intervalo para a realização de mamografia, que era anual.

De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos.

A justificativa é de que em mulheres com idade abaixo dos 50 anos, os riscos aumentam, em função da exposição à radioatividade, de forma que os danos podem superar os benefícios.

 

Ampliando a prevenção

Outro ponto destacado por Dra. Ceres foi que, independentemente das campanhas, é importante adotar cuidado rotineiro na prevenção, e ampliar o leque, não ficando restrito ao Papanicolau e mamografia, mas realizar exames de sangue para controle de colesterol, diabetes e outras doenças, que também apresentam sérios riscos à saúde.

 

Diferencial

Após a explanação da médica, houve uma confraternização e troca de experiências entre os funcionários e a palestrante, oportunidade em que os participantes agradeceram, destacando a interatividade como diferencial da palestra.

Na avaliação dos funcionários, Dra. Ceres falou não apenas como médica para o público, mas de profissional da saúde para profissionais da saúde, com foco na realidade vivenciada na unidade hospitalar. Os apontamentos certamente se reverterão em resultados muito positivos na assistência ao paciente.

© 2022 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por