Pais com bebês internados na UTI Neonatal da NOROSPAR são homenageados

18/11/2021 Norospar

DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE

Pais com bebês internados na UTI Neonatal da NOROSPAR são homenageados


A Prematuridade e todas as questões que envolvem essa condição, integram a rotina da Maternidade e UTI Neonatal da NOROSPAR, que é referência para todos os municípios da 12ª Regional de Saúde. 

Acompanhar o desenvolvimento dos recém nascidos prematuros inclui conviver com a insegurança dos pais. Inclui dividir momentos e reconhecer a troca de energia que cada mãe e cada pai tem com seus bebês. E são momentos geralmente carregados de muita emoção, com fases difíceis, mas também com muita alegria.

Foi o que aconteceu nesta quarta-feira (17), Dia Mundial da Prematuridade. Os pais dos bebês internados na UTI Neonatal foram homenageados. Todos receberam uma placa de gesso, gravada com o pezinho, constando o nome do seu bebê. No presente haviam outros mimos como, um sabonete de glicerina em formato de pezinho, além de mensagens especialmente preparadas pelas equipes assistenciais para a ocasião. 

De acordo com a coordenadora da UTI Neonatal da NOROSPAR, Carla Narvaes, ao longo do ano são realizadas diversas ações envolvendo os pais dos prematuros, não somente em datas comemorativas. “Além de toda assistência aos prematuros, realizamos um trabalho de orientação aos pais. Também promovemos ações de integração e humanização para proporcionar momentos de leveza e ajudar esses pais a superarem esses momentos difíceis”, disse. 

INESQUECÍVEL 

Para os pais do pequeno Murilo, Núbia Binatti Santos e Alexandro dos Santos, ambos de 29 anos, o momento foi ainda mais especial, “inesquecível”, segundo a mãezinha. Graças a evolução do tratamento, Murilo pôde sair da incubadora pela primeira vez e desfrutar do colo e carinho dos pais. Ele também ganhou toda a atenção da equipe assistencial da UTI Neonatal de plantão. 

“Foi um dia muito especial para mim e meu marido, e para toda a família, que ainda não conhecia o rostinho do nenê. Hoje deu para mostrar para eles”, comemorou Nubia, que aproveitou o momento para tirar muitas fotos e enviar vídeos para a família e os amigos.

A Prematuridade é uma condição mais comum do que muita gente imagina. Somente no Brasil, são cerca de 300 mil nascimentos prematuros por ano. O Murilo é o segundo filho prematuro do jovem casal Núbia e Alexandro. Quando Alice nasceu, em 2018, voltar para casa sem a filha foi o pior momento para Núbia e revivê-lo foi ainda mais difícil. 

“Chegar em casa com a barriga vazia, o bebê conforto no carro, vazio, o quartinho montado, a espera dele. É uma mistura de sentimentos. Nós sabemos que ele está no melhor lugar para ser cuidado, diante de uma intercorrência. Porém, nós mães, queremos nosso bebê no colo, no peito, em casa, e se pudesse, dento da barriga de novo”, desabafa Nubia.

Murilo nasceu com 28 semanas e está na UTI Neonatal da Norospar há 24 dias e tem boa evolução do quadro. A vida tem sido corrida. O casal é Douradina e vem rodos os dias visitar o bebê e depois volta para casa, porque, como Nubia ressalta, com certa tristeza, “a vida segue”. 

“E hoje, em meio a essa loucura que estamos vivendo, tivemos um dia feliz, porque além de poder pegar o bebê no colo, ganhamos a lembrancinha também. Será uma lembrança para toda a vida do bebê, que vai poder ver o pezinho, tão pequenininho, estampado no gesso”, disse a mãe emocionada. 


__________

REPORTAGEM E REDAÇÃO

Cléo Neres e Rosi Rodrigues

© 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por