Palestra e exame de PSA gratuito integram ações do Novembro Azul na NOROSPAR

23/11/2021 Norospar

PARA COLABORADORES

“Cuidar de quem cuida” é um dos objetivos da Comissão de Humanização da NOROSPAR – Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná. Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, a instituição celebra o Novembro Azul promovendo ações de educação e conscientização sobre saúde do homem, com foco na prevenção e combate ao câncer e outras doenças da Próstata, para o público em geral e também para os trabalhadores da instituição. 

Na manhã desta segunda-feira (20), colaboradores do sexo masculino participaram de uma descontraída palestra com o médico urologista e presidente da NOROSPAR, Dr. Jorge Antônio Cardoso. Aos com idade acima de 40 anos foi ofertado exame de PSA gratuitamente, através de uma parceria com o Laboratório Biovel. 

“O objetivo desse encontro foi conversar assuntos sérios e importantes, de uma forma leve e descontraída, dando espaço para que o nosso colaborador pudesse tirar suas dúvidas. E isso foi muito produtivo, pois foram levantadas questões importantes que ajudaram a desmistificar um pouco as doenças da próstata”, disse o Dr. Jorge Cardoso.

Com a ajuda de slides, o médico explicou aos participantes a localização e o funcionamento da próstata, enfatizando os fatores que levam ao seu adoecimento. “O envelhecimento promove um crescimento natural da próstata e isso não é doença. Quando o crescimento ocorre de forma desordenada é sinal que algo não vai bem”, disse. 

O urologista falou sobre a importância dos hábitos na prevenção ao câncer de próstata, como o excesso de bebidas alcoólicas, a alimentação rica em gorduras e com excesso de sal e da influência do tabagismo no aparecimento e desenvolvimento da doença. Esclareceu ainda que, a maioria das doenças da próstata não são cânceres e que podem ser diagnosticadas com exames simples e tratadas com medicamentos ou cirurgias pouco invasivas. 

Segundo ele, não tem idade para começar a se cuidar. “Quanto mais cedo, melhor. Contudo, a partir dos 40 anos de idade é importante fazer o acompanhamento da próstata com o urologista. Quem tem casos de câncer de próstata na família, esse acompanhamento deve começar antes ainda. Não deixe para procurar o médico somente quando tiver sintomas. A maioria das doenças da próstata são silenciosas”, alertou o médico

SAIBA MAIS  

Nas redes sociais oficiais e no site da NOROSPAR, o público encontra informações e dicas sobre a saúde da próstata, as formas de prevenção e alguns sinais de alerta, que podem ajudar a identificar e tratar essas e outras doenças. 

Acesse www.norospar.com.br 

Siga e compartilhe: @norospar 


___

Assessoria de Comunicação

© 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por