QUERO SABER... O que faz uma psicóloga em uma UTI Neonatal?

02/02/2022 Norospar

Na UTI Neonatal os pequeninos, em sua maioria bebês que nasceram prematuros e precisam ganhar peso, ficam dentro de incubadoras, cercados de tubos e fios, com pouco contato com a família ou outras pessoas. Eles recebem cuidados especiais de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e técnicos, o tempo todo. Outro profissional fundamental nesse trabalho é a psicóloga. Isso mesmo, ela é o ponto de referência entre a família e a UTI Neo.  

Para saber mais sobre esse trabalho pra lá de especial, fomos conhecer de perto a rotina da Luanna Nunes, psicóloga do Hospital e Maternidade Norospar, em Umuarama -PR. Ela participa de todo o processo de integração e comunicação da família com a equipe hospitalar e da construção do relacionamento entre a família e o bebê internado.  

Em tempos de Pandemia, seu trabalho tornou-se ainda mais essencial. “Com a Pandemia, passamos a realizar visitas por meio de chamadas de vídeo. Ajudamos esses pais a se vincularem com seus bebês, contando e mostrando como estão. A Televisita acontece todos os dias após a ligação da equipe médica. A psicologia hospitalar vem para minimizar o sofrimento dos pais, dando o apoio necessário para passarem por esse processo”, explica Luanna. 

Os atendimentos e visitas na UTI Neo da Norospar também acontecem de forma presencial, seguindo todas as normas de segurança e prevenção de contaminação. Todas as visitas são acompanhadas pelo serviço de psicologia.  

APOIO 

Outro trabalho importante da psicóloga na UTI Neonatal é o de ajudar os pais a organizarem os pensamentos e sentimentos vivenciados no nascimento prematuro.  

“Abrimos espaço para que os pais falem desse nascimento diferente, ajudando-os a trabalhar perdas ocorridas na UTI Neo, como risco de sequelas futuras ou até a morte do bebê”, conta. As mães dos prematuros recebem atenção especial. “Nesse contexto, ajudamos a mães a compreenderem o nascimento prematuro e a olhar o bebê como um outro e não como parte de si”.  

Empatia e comprometimento são fundamentais nesse trabalho. “Cada família que atendemos é única e procuramos oferecer a atenção e o suporte necessário para todos. A UTI Neo da Norospar possui alta qualidade técnica, equipamentos de ponta, conta com a excelência e eficiência profissional de equipes assistenciais qualificadas. Por isso mesmo, no trabalho de humanização, atendimento e acolhimento, temos tido muito mais motivos para comemorar. Cada bebê e família atendida passa a fazer parte da nossa história e nós da história deles. Isso é gratificante”, conclui a psicóloga.  



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO NOROSPAR

 


© 2022 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por