Três pacientes são beneficiados com múltipla captação de órgãos realizada no Hospital Norospar

07/02/2022 Norospar

ESPERANÇA 

A comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná - Norospar, participou, na manhã do último sábado (5), da captação de múltiplos órgãos: fígado e dois rins.  

Os órgãos foram transplantados no mesmo dia. Três pacientes foram beneficiados. O fígado seguiu para o Rio de Janeiro e os rins foram transplantados em pacientes aqui mesmo do Paraná. Devido a legislação vigente, não é permitida a divulgação dos dados dos doadores ou receptores. 

A remoção mobilizou equipes de Umuarama, Paranavaí e Maringá. Participaram profissionais que integram a OPO - Organizações a Procura de Órgãos, o Dr. Tiago Mezzaroba Pelisson - Transplantador hepático - Hospital Santa Rita, e a enfermeira, Vivianne Toniol - coordenadora serviço de doação e transplante de Maringá. Também participaram, o Dr. Ricardo Perci de Umuarama, e uma grande equipe de médicos, enfermeiros e outros profissionais do Hospital Norospar.  

O trabalho realizado pela Cihdott envolve todo o acompanhamento do paciente, orientação e apoio aos seus familiares, autorização para a doação, além elaboração da documentação e encaminhamentos necessários a remoção e transplante.  

Cada doação salva vidas. Para ser um doador de órgãos não é necessário deixar nenhum tipo de documento ou declaração. Basta comunicar à sua família. Após a morte são os familiares que autorizam a doação.

© 2022 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por