Programas de Residência Médica da Norospar forma mais uma turma de especialistas e é destaque estadual

21/02/2022 Norospar

10 NOVOS ESPECIALISTAS 

Dez médicos receberam certificados de especialistas dos Programas de Residência Médica da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná - Norospar. A cerimônia foi realizada no último sábado, 19, no Centro de Eventos Caiuá e contou com a participação da direção, corpo clínico, residentes e familiares.  

O Hospital é o maior em Residência Médica da região, com nove Programas, nas áreas de: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Neonatologia, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia e Medicina Intensiva. É um dos mais importantes centros de formação de especialistas do interior do Paraná. Desde 2014, quando foi credenciado pelo Ministério da Educação - MEC, já formou dezenas de profissionais, que hoje atuam em diversos estados brasileiros, reforçando o atendimento médico especializado à população brasileira.  

A Residência Médica é uma formação de Pós-Graduação Latu Sensu, com duração de 2 a 3 anos, da qual podem participar somente médicos graduados, aprovados em exame especial realizado pela instituição, sob orientação do MEC. Os Programas da Norospar são supervisionados pelos Conselhos Regional e Federal de Medicina e credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, com avaliação excelente. 

Orgulhoso da nova turma de especialistas, o Dr. Luiz Batista de França, Coordenador da Comissão de Residência Médica - COREME e Diretor Clínico da Norospar, destacou que a Residência Médica é uma oportunidade para o profissional aprender com afinco a arte de curar.  

“O médico faz a diferença entre a doença e o doente. Vocês já chegaram aqui todos doutores, ganharam experiência, mais conhecimento e cada um em sua especialidade se destacou. A essa turma não faltou empenho, dedicação e entrega. Tenho orgulho de cada um. A todos, parabéns”, discursou. 

A Dra. Ana Carolina Augusto Silva, formanda do Programa de Ginecologia e Obstetrícia foi a oradora da turma. Emocionada, ressaltou que a turma 2022 de Residentes da Norospar enfrentou todo o processo de formação durante a Pandemia de Covid-19, que assustou o mundo e teve consequências diretas no trabalho dos profissionais médicos.  

“Agradeço a toda direção do Hospital Norospar e toda equipe de enfermagem, todos em geral, que mesmo em um momento de crise mundial, quando um vírus fez com que a coerência do mundo fosse embora, sempre nos disponibilizaram um ambiente que nos permitiu condições para a aprendizagem”, discursou a jovem especialista. Para ela, “foram anos de esforço e dedicação, que hoje marcam um momento de despedida. A vida nos separa, mas as memórias permanecem”, disse ao se despedir dos preceptores e colegas. 

100% DE APROVEITAMENTO 

Dr. Maxsuel Fidelis, preceptor do Programa de Ortopedia e Traumatologia também discursou. Ele parabenizou os residentes Dr. Felipe Augusto Quirino de Farias e Dr. Guilherme Alcantara Viegas, quem além de concluir o Programa, foram aprovados já na primeira Prova de Título da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) que prestaram.  

A prova é considerada uma das mais completas e difíceis da Sociedade Médica Brasileira para título de especialista e poucos programas no Paraná tiveram médicos aprovados este ano. 

“É a primeira turma que conclui o Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Norospar e tivemos 100% de aproveitamento. Nosso cronograma de estudos inclui discussão de casos clínicos semanais, em todas as subespecialidades e produção científica, com estudos aprovados e publicados pela SBOT. Então os residentes chegaram para a prova com uma formação completa. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo”, destacou o Dr. Maxsuel.  

Com isso, o Hospital Norospar está apto para o credenciamento junto Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. “Isso torna a nossa Residência completa. Além das vistorias e supervisão do MEC, passamos a receber também vistorias e supervisão da SBOT, o que amplia ainda mais a oferta de cursos de aperfeiçoamento para os residentes. Também abre a possibilidade de oferecer novos cursos de ortopedia e suas subespecialidades”, comemorou o preceptor.  


 ______ 

ROSI RODRIGUES 

Assessora de Comunicação 

NOROSPAR

© 2022 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por